quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Século XVII ou XXI?

Século XVII ou XXI?

- O Brasil é o maior exportador de café do mundo, e como não é o maior exportador de café insdustrializado?
Temos o melhor café e somos os que mais produzimos.Apesar de ser o maior produtor mundial de café (em 2002 produziu 45 milhões de sacas), e o segundo maior mercado consumidor, atingindo a marca de 13 milhões de sacas neste ano, o Brasil ainda está longe de alcançar a Itália e Alemanha, maiores exportadores do mundo, quando se trata de café industrializado. A Alemanha é também a maior compradora do café verde (em grãos) brasileiro. Importa o melhor café do mundo, agrega valor ao produto, torrando e moendo os grãos e vende para países da Europa, Ásia, África, América do Norte etc.
- Deveríamos investir e fazer nosso café virar marca mundial. Temos grandes e vários exemplos. A Coca-Cola, a Nike, Adidas, etc. Todas essas e muitas outras são conhecidas por seus nomes e produtos bons(são conhecidas por seu produto final e não por venderem matéria prima), deveríamos fazer o mesmo, e ainda mais se somos os melhores. Não só o Brasil, mas os agricultores brasileiros terão empresas, disceminando seus nomes por todos os lugares.
- Uma questão de visão econômica.

-Se o governo taxasse mais os produtos importados, nós compraríamos mais os nossos produtos do que os de fora. Temos que valorizar o que é nosso, amar a nossa pátria e o que é dela e não vender "a preço de banana" nossos bens. O povo junto com o governo tem que ter uma visão diferente,principalmente as elites que só consomem importados. Dar crédito as nossas pequenas e médias empresas, impulsionando o mercado interno e fazendo nossa economia fluir e crescer cada vez mais.
- É.... Falta um pouco de nacionalismo em nosso peito. Mas depende da gente e não de governo. O governo não investe no própio país porque sabe que o brasileiro prefere os importados do que os nacionais, então pra quê investir? Depois falam que a culpa é do governo.
- Ser o primeiro produtor mundial não basta, temos que ser capitalistas, evoluir, globalizar-se. Industrializar o café, a soja, metais, cana-de-açúcar, assim, ter um lucro de dois a quatro vezes maior no mínimo.
- O que será que ensinam em faculdades de economia?

- Não sei não.
- Mas ter uma visão econômica ampla é o que falta em nossa pobre economia.
- Ainda estamos no sistema colonial, onde os países ricos(metrópole) compram nossa matéira prima(colônia) a preço de banana e nos vendem manufaturados ao custo dos olhos da cara.

2 comentários:

Anônimo disse...

É...
Brasil colonial...
Até qdo?! Num sei...
Massss... Vou vivendo e fazendo a minha parte...
E vc a sua...
Gostei!

Bjs

Unknown disse...

Portinho
ficou 10 Cara bem cool!